Trabalho traz felicidade


Uma pessoa com alto grau de consciência de si mesma, dos seus valores, das suas crenças; uma pessoa com bom relacionamento interpessoal, carregado de amor, de sintonia com o outro, de emoção, já tem dois alicerces do seu edifício fortemente estruturados. Falta o terceiro, que é o ... trabalho.

Ah, o trabalho ... Que alicerce polêmico! Instrumento de tortura para uns e de prazeres para outros, o trabalho tem passado por profundas mudanças, tem sido visto e revisto em todas as sociedades do mundo. E, nos últimos anos, chegou-se à conclusão de que o homem precisa do trabalho para ser feliz! E o mais surpreendente é que descobriram que não é o dinheiro proveniente do trabalho que dá felicidade ao homem, mas outras formas de recompensa que ele permite!

O trabalho sempre foi visto como uma atividade que gera dinheiro e garante a sobrevivência. Ou então como uma forma de ser útil à sociedade. Mas a relação do ser humano com o trabalho é mais do que isso.

O Trabalho propicia condição para o crescimento e o desenvolvimento, tanto a nível profissional quanto individual. Portanto, devemos sentir satisfação e orgulho do que temos.

Algo mais do que salário

Durante muito tempo, pensou-se que bastaria trocar prestação de serviços por salário que o homem estaria satisfeito. Ledo engano. Pode-se até dizer que essa relação funcionaou até décadas atrás. Hoje não funciona mais. Com a modernização do mundo, a recompensa financeira tem-se mostrado apenas um elemento acessório.

Desejo de realizar, de crescer, de ter reconhecida a importânica daquilo que se está fazendo e a própria vocação vencedora do ser humano podem motivar tanto quanto um bom contra-cheque no final do mês.

A pessoa que trabalha só para receber salário tem um impulso motivador muito fraco, que se rompe com facilidade. Mas se houver um vínculo emocional forte com o trabalho a motivação também será vigorosa. A terceira pilastra de sustentação será sólida. 

Identifique um desmotivado no trabalho. Se ele:
• Não colabora com os colegas
• Não fica um minuto além do horário normal
• Não dá a mínima para o desperdício
• Fala mal da empresa para os outros
• Não contribui com suas idéias para melhoria da empresa
• Só faz aquilo para o que é pago
Você pode melhorar a motivação do colega de trabalho se:

• Cumprimentá-lo com simpatia 
• Ajudá-lo quando estiver atrapalhando
• Procurar conversar com ele quando perceber que está chateado
• Elogiá-lo pelo que ele faz bem
• Dar sugestões que o auxiliem na rotina do dia-a-dia 
Você pode ser um funcionário motivado se:
• Der sugestões para melhorias
• Procurar fazer suas tarefas com prazer
• Cumprir horários e normas estabelecidas
• Ajudar seus colegas de trabalho 
• Ser amigável com os colegas
• Deixar claro que o salário não é tudo para você
• Fazer do seu local de trabalho um lugar agradável, organizado e limpo

Você e os outros

Muitas pessoas se sentem desanimadas quando termina o domingo porque, na segunda-feira, terão de ir trabalhar. Se isso acontece com você, procure pensar no motivo que o leva a se sentir assim. Pode ser que a razão seja outra pessoa, como um colega ou o chefe, o salário ou a falta de perspectiva. Com tranqüilidade, procure ver o problema sem tomar partido e peceba se existe uma solução. Não seja radical. nem sempre vale a pena "virar a mesa". Explosões de agressividade quase sempre não resolvem nada.

Se o problema for o colega de sessão ou o chefe, saiba que seu ânimo pela vida ou não vem de fora, mas está dentro de você mesmo.

Portanto, não depende de outras pessoas. Tente compreender o colega ou o chefe. Eles devem ter suas razões para agir de uma certa forma, as vezes um problema de saúde, ou em casa, na família. Os chefes costumam ter uma carga de responsabilidades bastante elevada, são cobrados por seus diretores e têm nas mãos decisões importantes a tomar diariamente. Procure ver que tudo isso gera tensão e, talvez, seja esse o motivo de o relacionamento não estar sempre cem por cento. 
Ninguém se motiva pelas razões dos outros

De qualquer forma, o mais importante é entender que ninguém é capaz de manter sua motivação em alta a não ser você mesmo. Quando uma pessoa vive animada, torna-se independente, segura e relaciona-se melhor com seu círculo social, compreendendo os sentimentos dos outros e ao mesmo tempo percebendo que ninguém tem o poder de lhe roubar o entusiasmo pela vida.
Como ter motivação?

Uma das formas mais eficazes de motivação é estabelecer metas. 
Com elas, pode-se dizer que quase tudo é possível. O simples fato de nos programarmos para atingir determinados objetivos nos traz, a cada dia, energia extra para percorrermos o caminho estabelecido.

Mas é importante dizer que só pensar nas metas não representa garantia de motivação. É preciso tirá-las da cabeça, planeja-las e realizá-las. Dizem os estudiosos, que só o fato de planejarmos um objetivo já nos dá 70% de possibilidade de chegarmos à concretização

E quando a pessoa vê sentido naquilo que faz é muito mais fácil obter os resultados que espera.

Também é bom lembrar que as metas devem ser estabelecidas de acordo com critérios claros e bem definidos, de possível execução. Nada cai do céu. Portanto, visualize alvos que você possa atingir. Não espere uma mãozinha daquele anjo da guarda camarada. Ele pode estar de férias no dia em que você precisar dele!

Procure conhecer suas habilidades e potencial, defina o que você quer da vida. Situe-se no presente, mensure a distância de onde você quer chegar, avalie os recursos, estabeleça um tempo para chegar lá e mãos à obra!
Tudo é possível para quem deseja mudar e acredita que pode fazê-lo.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates