Relacionamento Interpessoal


RESUMO: A convivência humana é difícil e desafiante em qualquer ambiente, seja o profissional, o social ou mesmo familiar. As pessoas convivem e trabalham com outros indivíduos, isto é, interagem e se relacionam com as pessoas de seu contato. Essas interferências ou reações voluntárias ou involuntárias constituem o processo de interação humana.
Esse desafio da interação humana é especialmente colocado à prova no ambiente organizacional. Nele, o profissional de Secretariado Executivo ou de qualquer outra área deve buscar o aprimoramento e o amadurecimento das suas relações interpessoais, colaborando assim para o sucesso organizacional e para a melhoria de sua qualidade de vida.
Ao enfrentar este desafio, no entanto, o profissional terá que buscar seu desenvolvimento interpessoal, visando preparar-se para um bom relacionamento com sua chefia, seus subordinados, seus parceiros, enquanto clientes e fornecedores e o público em geral. Esse desenvolvimento interpessoal requer, todavia, o desenvolvimento de uma ferramenta chamada inteligência emocional. Por inteligência emocional, entende-se a capacidade do indivíduo de controlar suas emoções. Esse autocontrole pressupõe o desenvolvimento de habilidades e aptidões como a autoconsciência, o controle emocional e a motivação.
Ao desenvolver sua inteligência emocional, o profissional conhece a si mesmo melhor e tem condições de entender os fatores que compõem uma equipe: entendendo os indivíduos que a integram. Ao adquirir tal maturidade, o profissional pode gerenciar conflitos, empregando para isso técnicas específicas que visam a melhoria do relacionamento e desempenho da equipe através do gerenciamento dos conflitos que dela fazem parte.

 
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