O principal empecilho

Metas impossíveis de serem alcançadas são altamente demotivadoras.

Meta é a principal arma da motivação. Expectativa é o principal obstáculo. Vivemos sob o efeito das expectativas: dos pais, dos cônjuges, dos filhos, da sociedade, de nós mesmos. Estabelecer metas sobre expectativas irreais gera frustração.

Frustração gera raiva. Raiva gera stress.

Há uma frase famosa de autoria de um ex-ministro da Saúde que diz: 
"Trabalhar demais não mata. O que mata é a raiva".

Estabeleça metas, mas trabalhe com possibilidades e probabilidades. As mais realistas possíveis.

As probabilidades sempre serão de 50% a seu favor e 50% contra. À medida que as etapas vão passando, elas irão aumentar ou diminuir, de acordo com seu desempenho. Obstáculos podem ocorrer, e as probabilidades vão sendo readequadas. No final, as possibilidades não se esgotam e ainda propiciam condição de desenvolvimento. Ao contrário das expectativas, que se encerram quando atingimos as metas.


Faça um planejamento viável

Sempre que esperamos que alguma coisa aconteça ou alguém faça algo de determinada forma, estamos projetando uma expectativa. Mas, quase sempre, as coisas não acontecem da forma que imaginamos. Quando isso acontece, ocorre frustração, que gera raiva. Então nos tornamos agressivos, e manifestamos nossa agressividade de forma verbal ou por atitudes.

Isso acontece porque a expectativa é um processo interno de cada um e se forma em função dos nossos sonhos e desejos. É um sentimento que fica guardado dentro de nós; ele não gera uma ação. A pessoa "espera" que as coisas aconteçam.

O certo é não projetar expectativas. Aprenda a viver a realidade e trabalhar as metas com planejamento.

Metas são ideais para serem conquistados. O desejo de atingí-las gera uma cobrança de nós mesmos. Por isso precisam ser ajustadas à realidade.

Quando você for estabelecer uma meta, estude calmamente as possibilidades e as probabilidades do que quer , ou seja, visualize o quê é possível e o que é provável. Faça um planejamento com várias etapas, com degraus intermediários, com objetivos a curto prazo. Assim ficará mais fácil chegar ao alvo.

Desta forma você estará mobilizando sua vontade, transformando-a em querer e em ação, o que vai proporcionar o impulso para a motivação, a energia necessária para chegar onde se quer.

Veja esse exemplo: uma pessoa pretende ocupar um cargo bem acima daquele que já tem. Ela deve analisar as possibilidades e as probabilidades dessa promoção. Ver claramente que ações deverá realizar para conseguir o que quer. Quais cursos deverá fazer, o que deve mudar na sua postura, que qualidades precisará desenvolver em si mesma etc. Deverá também elaborar um programa passo a passo, e ir vencendo cada etapa de acordo com o planejado.

Readequar o processo de conquista das metas de acordo com a necessidade facilita a escalada de cada degrau, não permite que ocorra frustrações e mantém a motivação em alta. 
Sua motivação está em baixa quando:

A insatisfação em casa ou no trabalho aumenta visivelmente

Você só vê defeitos nas pessoas
Você faz críticas constantes
Aumenta sua irritabilidade
O "não" está mais presente do que o "sim"
Você resiste a idéias novas
O que o outro diz não é interessante
Seu rosto está sempre sisudo
Você se sente pouco ou nada cooperativo
Os ombros estão sempre caídos  
Não despreze as metas do seu coração que apontam para a espiritualidade. 
Motive-se para atender as necessidades do seu espírito

Para ter motivação na empresa
• Tenha claro para si quais são seus objetivos no trabalho
• Esteja aberto às propostas do grupo
• Permita que as pessoas sintam seus sentimentos
• Sinta você também os sentimentos dos outros
• Busque, em conjunto, as soluções para as dificuldades do dia-a-dia
• Tenha atitudes e linguagem claras
• Mantenha uma postura profissional ética e transparente

Elimine frase do tipo "Eu não vou conseguir", "Eu não posso fazer isso", "Eu não sou capaz" do seu vocabulário. Elas produzem bloqueios poderosos na vida.



 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates