Ética Profissional - Relação Secretária X Empresa




RESUMO: Atualmente as organizações prezam pela sua imagem perante seus clientes e as que priorizam a ética e a responsabilidade social também têm seu valor competitivo no mercado. Os colaboradores podem influenciar muito na imagem que as demais pessoas têm de uma organização, principalmente os que têm autonomia para tomar decisões. É importante que o profissional de Secretariado Executivo faça uma reflexão sobre esta afirmativa, pois seu trabalho está diretamente relacionado com a ética da organização em que está inserido, levando-se sempre em conta o código de ética da profissão. O Secretário Executivo deve estar atento com tudo o que ocorre na organização e com seus membros para auxiliar na resolução dos problemas com sugestões éticas.
O termo ética é normalmente confundido com o termo moral.  Para o senso comum as duas palavras são compreendidas como sinônimo, no entanto apesar de terem interrelação possuem significados diferentes.


Para Paula Jr. e Oliveira (2009) “ética é uma atividade teórica a respeito do certo e do errado; enquanto a Moral é uma atividade prática de cumprimento do certo e do errado.”

De acordo a Ahner (2009, p. 207) “fazemos de nós as pessoas que nos tornamos pelas escolhas morais que fazemos durante a vida”. Isto não é muito diferente em uma organização. A empresa normalmente é interpretada e julgada a partir da imagem que passa com suas escolhas e atitudes.

Os colaboradores podem influenciar muito na imagem que as demais pessoas têm de uma organização, principalmente os que têm autonomia para tomar decisões. Uma única escolha incorreta pode destruir a reputação da empresa em que esteja inserido.

Cabe ao profissional de Secretariado Executivo auxiliar na busca da priorização das reflexões éticas e de atitudes que visem não só o bem da empresa, mas o bem em conjunto com todos, colaboradores, empresa e sociedade, pois enfim uma empresa só será ética se seus membros forem pessoas éticas.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates