1) Como se preparar para o processo:A dinâmica é uma das etapas mais importantes dos processos seletivos, ela é uma atividade que exige bastante preparo. Todas as suas atitudes serão avaliadas, desde o momento que você chega na empresa até a hora de ir embora, além do seu comportamento diante dos outros participantes. Saiba como se preparar para encarar esse que muitas vezes é o primeiro passo para a sua aprovação ou eliminação em um processo seletivo.
2) Apresentação pessoal

  • Muitas dinâmicas exigem movimentos como sentar, ajoelhar, subir em algum lugar. Portanto, evite roupas complicadas ou muito apertadas � minissaias e decotes nem pensar!
  • Use roupas sóbrias, mas confortáveis. Você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, portanto capriche!
  • Para os homens, a dica é terno de cor escura, com as meias sempre combinando com o sapato. Não invente moda na gravata � deixe aquelas de bichinhos para uma situação mais informal. Para as mulheres, um terninho vai muito bem, de preferência de cores sóbrias ou em tom pastel. Evite cores vibrantes. Cuidado: se você não sabe sentar adequadamente, não vá de saia, prefira uma calça comprida. O mesmo vale para o salto alto. Caso a sua posição não seja nível executivo, prefira roupas mais simples, que condizem com seu perfil profissional. mas sem cair nos extremos: evite calça jeans e tênis.
  • Não exagere demais no perfume e nos acessórios. Lembre-se: tudo o que é um excesso faz mal, e você não quer ser lembrado pelo homem que tinha o perfume mais forte da sala ou a moça que abusou nos brincos e pulseiras.
3) Comportamento
  • Procure ser o mais natural possível e controle a ansiedade � nervosismo não ajuda em nada!
  • Execute as tarefas da melhor maneira possível e preste muita atenção ao que está sendo pedido e perguntado.
  • Controle a agressividade, mesmo num momento de discussão procure não se exaltar.
  • Mantenha-se atualizado, o case pode ser realizado com base em notícias e fatos que estão acontecendo no momento.
4) O que mais você precisa saber*:
  • Leia algo sobre a empresa, sobre o cargo e discuta com amigos qual o tipo de comportamento esta empresa valorizaria para este cargo. Dificilmente será algo que você nunca fez, mas talvez algo que você nunca valorizou! Dê tempo para pensar e se auto-avaliar.
  • Tente avaliar as suas experiências anteriores sem, entretanto, ficar controlado por elas. Coloque em seus pensamentos que muito depende das outras pessoas com as quais você vai participar. Infelizmente um pouco do fator sorte interfere neste tipo de processo.
  • Reserve tempo, normalmente esta atividade consome de duas a quatro horas. Caso você esteja empregado pela a manhã ou a tarde de folga. Evite constrangimentos.
* Dicas obtidas com Aguinaldo Néri, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), consultor e especialista em RH e Psicologia Organizacional.
5) Veja as principais dúvidas sobre dinâmica de grupo:
- Quanto a dinâmica de grupo deve ser utilizada?
Ela pode ser utilizada como técnica em processo seletivo, assim como em cursos de treinamento destinados aos colaboradores de uma companhia.
- Como a dinâmica pode avaliar se os candidatos estão aptos ou não para o cargo em aberto?
Ao iniciar o processo seletivo, o selecionador já sabe quais são as características profissionais e pessoais (Perfil Profissiográfico) que a empresa está buscando no mercado de trabalho. Portanto, a dinâmica de grupo auxilia a revelação das características dos profissionais que estão participando do processo.
- Já no treinamento, como ela pode ser usada?
No treinamento, a dinâmica de grupo pode ser utilizada como recurso didático. O jogo dramático gera um campo relaxado no treinamento, favorecendo um maior aprendizado através do lúdico.
- Em um processo seletivo, a dinâmica é eliminatória?
Como técnica, a dinâmica de grupo compõe o conjunto de instrumentos utilizados para avaliar o candidato; portanto não deve ser eliminatória quando utilizada isoladamente.
- Quais as atividades mais utilizadas?
Jogos de aquecimentos, jogos dramáticos. Não existe uma atividade especialmente utilizada nas dinâmicas de grupo, existe a definição do objetivo do trabalho e a melhor técnica que atende este, bem como ao estilo do profissional.
- Como o candidato deve se preparar?
O candidato não precisa se preparar para a dinâmica, basta ser espontâneo e coerente com seus objetivos pessoais e profissionais.
- Mas não há um comportamento pré-definido?
Em primeiro lugar, o candidato deve perceber quais são seus limites e suas potencialidades para que possa respeitar a si mesmo e aos outros, independentemente da participação no processo seletivo.
Para isso, o ideal é ser espontâneo, coerente e objetivo, flexível, porém sem deixar de colocar suas idéias e opiniões, ser disponível para participar das atividades e propostas, utilizar este processo para o crescimento pessoal e profissional.
- Qual o comportamento esperado do candidato?
Por Aguinaldo Néri*

Não acho adequado sugerir como um candidato deva se comportar numa situação de dinâmica de grupo, pois as chances de acerto são mínimas. Melhor não inventar e procurar ser o que você é, com segurança e os defeitos naturais. O conjunto pode ser mais consistente do que inventar alguma coisa moderna que não combina com o todo. Observadores experientes sacam isto logo de início. Confira essas sugestões:
1 - Daqui pra frente comece a prestar muita atenção no seu comportamento em família, em grupos de amigos, nas horas de trabalho e lazer. Analise, principalmente, as reações das pessoas ao seu comportamento. Você é bem aceito, respeitado, atacado, seguido? Como você faz isso? Explicando, negociando, dando ordens, dando feedback ou de que forma? Lembre-se que na dinâmica você será analisado justamente pelo comportamento que apresentar, por isso é importante você se conhecer e saber como pode reagir em cada situação.
2 - Já na dinâmica, preste muita atenção também nos outros participantes, nas suas atitudes e comportamentos. É com eles que você vai desenvolver a atividade. Se você tem um espírito natural de líder, por que não ocupar um papel em destaque?
3 - Fique atento às explicações e orientações para o trabalho que deve ser realizado. As informações normalmente são padronizadas, mas devem ser interpretadas à luz que vai acontecer daí pra frente. Procure entender o que alguém vai querer observar se pedir para vocês contarem o número de paetês de uma fantasia, amarrar a todos numa corda ou qualquer outra coisa que venha a ser solicitada (libere toda a sua criatividade ou você não chegará nem aos pés da criatividade deste pessoal que inventa jogos e situações de grupo).
4 - Não se esqueça que você está em grupo e os comportamentos que serão observados valorizarão as suas relações com o grupo.
5 - Não seja afoito de sair na frente atropelando tudo e todos. Já ouviu falar naquela história do boi de piranha? E daquela do macaco velho que não coloca a mão em cumbuca? Observe os primeiros passos de todos, mesmo que você tenha dado a iniciativa ao trabalho.
6 - Não se incomode de ser observado por uma ou mais pessoas, o inverso é que é perigoso. Não ligue se alguém escreveu algo logo após sua atuação. Pode muito bem ser positivo, por isso não sofra antecipadamente.
7 - Observadores despreparados podem rir do que está acontecendo (quem não riria em ver um bando de marmanjos no chão fazendo algo engraçado). Não é correto, mas... Controle-se, pois pode não ser de você.
8 - Não fique perdido no desenrolar da dinâmica, seja ela uma peça de teatro, um painel de debates ou qualquer outra simulação. Seja um participante adequado o tempo todo. Muitas vezes, o último a falar é o que exerce maior influência sobre os destinos de um grupo.
9 - Falar muito ou falar pouco? Não sabemos e temos receio de dizer. É uma incógnita, pois não sabemos o que estará sendo observado. Infelizmente algumas coordenações despreparadas colocam um grupo para trabalhar e se lembram apenas daquele que falou muito, por mais besteira que tenha dito. Em outras situações ouvimos pessoas que preferiram não falar nenhuma besteira e não foram sequer lembradas. IMPORTANTE: muitas vezes o que se espera de um candidato é que encontre alguma solução racional no meio de uma situação totalmente desconexa.
10 - Solte-se e entre no jogo. Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo coordenador. Procure ser decisivo para o desempenho do grupo. Não se esconda atrás do gripo, mas também não se distancie.
11 - Deixe as avaliações para depois. Pense que você dará muitas risadas depois de tudo e poderá animar algumas reuniões com amigos e parentes com os jogos que aprendeu. Não adianta nada demonstrar que está insatisfeito, pois isto poderá contar pontos negativos para você.
12 - Depois de tudo, se você quiser dar sua opinião, procure a empresa que realizou a seleção e exponha o seu ponto de vista, com segurança e dados completos. Muitas vezes quem contrata uma empresa de seleção nem sabe direito o que vai acontecer no meio do processo.
13 - Nunca se esqueça de que você estará vivendo uma meta-realidade: não é o resultado imediato do trabalho do grupo que valerá, mas a sua capacidade de avaliar o que está acontecendo, escolher os comportamentos adequados, desempenhá-los com competência e flexibilidade e contribuir para o resultado de um grupo ou liderar um grupo na busca de um resultado.
Como se preparar para o processo

- Ter horas de repouso;
- Relaxar, tentar esquecer das preocupações;
- Não tomar nenhum medicamento forte antes da dinâmica;
- Ler bastante. A leitura ativa o cérebro;
- Usar uma roupa discreta e coerente com o ambiente.
 

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates